De todos os óleos, considero o de
Copaíba, um dos mais ricos de todos. Não é à toa que ele é conhecido
pelo bálsamo do Amazonas. Pode ser usado, tanto externo, quanto
internamente, com aplicação no cabelo, pele e organismo. Ele é
analgésico, inflamatório, anti-stress, depurativo, massagem, hidratação
de pele e cabelo.
Para se ter uma ideia do que seja o óleo de copaiba (o correto mesmo é
resina) basta lembrar que ele é uma resina natural que a copaibeira
cria como forma de se defender dos ataques de cupins e insetos. Assim,
quando a árvore fica bastante velha, e vai perdendo espaço para outros
vegetais que a rodeia, ela vai perdendo suas defesas naturais, e assim
ficaria vulnerável aos ataques de pragas. Ela morreria facilmente.Exatamente foi esta engenharia natural que despertou o interesse de pesquisadores do mundo inteiro. Assim, o óleo que era muito usado pelos índios e populares da região amazônica findou chamando a atenção do mundo inteiro. Entre eles está o neurocientista Wallace Leal, da Universidade Federal do Pará, que pesquisa o óleo há vários anos.
Ainda nos Estados da Região Amazonas, o óleo de copaíba é receitado as crianças como forma preventiva. Nas visitas aos lares, os agentes de saúde dão uma colher de sopa a cada membro da família da casa visitada.
Confesso que, ainda criança via os feirantes comercializarem este óleo e eles falavam que servia para inúmeras doenças. Naquele tempo, achava que era conversa de ambulante, porém, hoje percebi que eles estavam certos e eu estava muito enganado.
Óleo de copaíba tem reconhecimento em todo o mundo
De todos os óleos, este tem benefícios para inúmeros males. Ele é um grande regenerador celular, o que contribui para fechar ferimento em pouco tempo. Ou seja, é um antinflamatório natural muito potente. Também tem comprovação quanto a limpeza intestinal, em vista de que funcionar como um antibactericida natural.
Gosto da resina de copaíba pelo fato dele ter um cheiro de madeira (acho mais agradável que o do coco, que é outro excelente óleo). O óleo de copaíba também tem boa penetração da pele o que não fica muito “grudento”. Quanto ao sabor é muito amargo. Muito desagradável. Mas, vale a pena o sacrifício pelo seu benefício.
Como costumo informar em minhas postagens, tudo deve ser feito com muita cautela. Uso o óleo de copaíba, porém com bastante cuidado. Não aconselho seu uso exagerado, mas com cautela. Até porque, vamos imaginar uma coisa, o mesmo remédio que cura é o mesmo que mata, e dependendo de sua dose.
Basta lembrar que ele é um potente bactericida, tanto assim que mata os cupins. Já imaginou isto? Agora, imagine a limpeza que ele vai fazer no seu organismo? Mas, é bom lembrar que em exagero ele pode até agravar o seu organismo, entendeu?
Como sou adepto da medicina preventiva, uso o óleo de copaíba, e outros produtos naturais, de forma preventiva. Tomo, geralmente, uma colherinha de chá, uma a duas vezes por semana, no máximo. Também uso este óleo uma a duas vezes na semana na pele. Isto é bom porque ele vai realizar um assepsia, ou seja, expulsar qualquer ataque parasitário ao seu corpo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário