domingo, 17 de julho de 2016

O “Vida e saúde natural” surgiu do interesse particular do autor de como  seria a forma de vida ideal no sentido de se ter uma vida saudável. Existem vários sites que abordam sobre o tema, porém, o que se tem observado são informações como se fossem copiadas e outras desencontradas.
Ao dá um tour por estes sites, o internauta vai deparar com informações, as quais, se forem feitas uma reflexão, se pode observar que não fazem sentidos. São informações dúbias, e que dão pistas que  buscam atender a interesses de determinadas empresas.
Entre estas informações, a nutrição é a que as informações mais são distorcidas. Todos os dias, surgem um alimento milagroso, um extrato de determinado fruta que garante saúde e longevidade. Ou determinado alimento que é colocado no banco dos réus, por um determinado tempo, em seguida é absorvido.

Um exemplo disto é o ovo. Por muito tempo era unânime as informações de nutricionistas de que este alimento elevava o colesterol, principalmente se a sua gema fosse consumida. Seguindo estas orientações, evitava ao máximo o seu consumo, e quando o fazia, jogava a gema fora. Atualmente, existem diversos especialistas que afirmam tudo não passar de um mito.
Orientações duvidosas também são feitas no campo da movimentação corporal e proteção da pele.  Até pouco tempo, se acreditava que quanto mais exercícios forçados o corpo fosse submetido, mais qualidade de vida o indivíduo teria. Então, apareceu uma corrida desenfreada as academias. Hoje, especialistas alertam que o exercício leve tipo caminhada, pedaladas de bicicleta e natação são mais eficientes. A exposição do corpo ao sol é outro tema que praticamente criou uma “solfobia”, a ponto de ter ouvido até dermatologista alertarem que o sol matinal era risco de câncer de pele. Atualmente, os especialistas alertam que a ausência da iluminação solar pode provocar sérias doenças, inclusive o câncer ósseo.

Então, quem está com a razão. O que tenho observado é que existe uma distorção de informações no sentido de proteger determinados interesses. Assim, muitas pesquisas são encomendadas no sentido de atender determinado interesses. Depois de realizadas, as informações são trabalhadas no sentido de valorizarem aquilo que atende determinado interesse. Outros aspectos da pesquisa são esquecidos. A divulgação é feita, intencional ou não, e muitos veículos de informação, sem que faça uma análise mais profunda, como numa espécie de “recorta” e “cola”, massifica esta informação.
Como forma de precaução ao modismo e achismo, procuro ter como guia profissionais que tem um trabalho mais ético, com mais responsabilidade social. Que estejam isentos de contaminações comerciais. Mas, onde encontrá-los. A dica é a seguinte.  Busco saber se aqueles profissionais que não uma orientação a priori para as usa publicações. Ou seja, não estejam a serviço de uma grande empresa.

Ora, outro dia, li uma pesquisa em que dizia que cerveja era bom para a saúde. De onde a pseudo pesquisa tirou esta conclusão? Cerveja tem álcool, fermento, glúten e lúpulo. Como um produto com estes ingredientes pode fazer bem a saúde, emagrecer e melhorar a circulação sanguínea? Mas, tem gente, que ver uma pesquisa desta e reproduz em seus sites.
Be Sociable, Share!

Nenhum comentário:

Postar um comentário