Ao dá um tour por estes sites, o internauta
vai deparar com informações, as quais, se forem feitas uma reflexão, se
pode observar que não fazem sentidos. São informações dúbias, e que dão
pistas que buscam atender a interesses de determinadas empresas.
Entre estas informações, a nutrição é a que
as informações mais são distorcidas. Todos os dias, surgem um alimento
milagroso, um extrato de determinado fruta que garante saúde e
longevidade. Ou determinado alimento que é colocado no banco dos réus,
por um determinado tempo, em seguida é absorvido.
Um exemplo disto é o ovo. Por muito tempo
era unânime as informações de nutricionistas de que este alimento
elevava o colesterol, principalmente se a sua gema fosse consumida.
Seguindo estas orientações, evitava ao máximo o seu consumo, e quando o
fazia, jogava a gema fora. Atualmente, existem diversos especialistas
que afirmam tudo não passar de um mito.
Orientações duvidosas também são feitas no
campo da movimentação corporal e proteção da pele. Até pouco tempo, se
acreditava que quanto mais exercícios forçados o corpo fosse submetido,
mais qualidade de vida o indivíduo teria. Então, apareceu uma corrida
desenfreada as academias. Hoje, especialistas alertam que o exercício
leve tipo caminhada, pedaladas de bicicleta e natação são mais
eficientes. A exposição do corpo ao sol é outro tema que praticamente
criou uma “solfobia”, a ponto de ter ouvido até dermatologista alertarem
que o sol matinal era risco de câncer de pele. Atualmente, os
especialistas alertam que a ausência da iluminação solar pode provocar
sérias doenças, inclusive o câncer ósseo.
Então, quem está com a razão. O que tenho
observado é que existe uma distorção de informações no sentido de
proteger determinados interesses. Assim, muitas pesquisas são
encomendadas no sentido de atender determinado interesses. Depois de
realizadas, as informações são trabalhadas no sentido de valorizarem
aquilo que atende determinado interesse. Outros aspectos da pesquisa são
esquecidos. A divulgação é feita, intencional ou não, e muitos veículos
de informação, sem que faça uma análise mais profunda, como numa
espécie de “recorta” e “cola”, massifica esta informação.
Como forma de precaução ao modismo e
achismo, procuro ter como guia profissionais que tem um trabalho mais
ético, com mais responsabilidade social. Que estejam isentos de
contaminações comerciais. Mas, onde encontrá-los. A dica é a seguinte.
Busco saber se aqueles profissionais que não uma orientação a priori
para as usa publicações. Ou seja, não estejam a serviço de uma grande
empresa.
Ora, outro dia, li uma pesquisa em que
dizia que cerveja era bom para a saúde. De onde a pseudo pesquisa tirou
esta conclusão? Cerveja tem álcool, fermento, glúten e lúpulo. Como um
produto com estes ingredientes pode fazer bem a saúde, emagrecer e
melhorar a circulação sanguínea? Mas, tem gente, que ver uma pesquisa
desta e reproduz em seus sites.
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