domingo, 6 de dezembro de 2015

Os beneficios e cuidados que se devem ter ao consumir o suco do noni



A partir dos anos 2000, os adeptos de uma medicina natural começaram uma carreira desenfreada pelo noni, uma fruta exótica muito popular na Polinésia.  No Brasil esta fruta ficou conhecida através de uma multinacional que ingressou no mercado nacional comercializando um suco com um valor bastante elevado para a realidade brasileira.

Como o noni tinha uma promessa de curar diversas doenças, e também se espelharam milhares de promotores, muita gente via nesta fruta além dos benefícios medicinais, também uma oportunidade de faturar muito. No Rio Grande do Norte, estado onde resido, algumas pessoas chegaram a comprar terrenos com o objetivo de fazer plantações em série do noni.

De fato, existem diversas pesquisas apontando para uma série de benefícios para a saúde para quem usa o noni. Porém, chamo a atenção para alguns cuidados ao consumi-lo., Isto porque existem outras pesquisas advertindo que a fruta exótica é muito tóxica e seu consumo em grande quantidade pode comprometer o fígado.

Evite uso excessivo do suco de noni


Ao meu ver, e com venho chamando a atenção para outras frutas, o noni tem bastante benefício, mas seu uso deve ser com cautela. Afinal de contas, quando um agente ativo é consumido em grande quantidade pode sobrecarregar algum órgão específico do corpo humano.

Isto não é nenhuma novidade, em vista de que até a própria água mesmo sendo excelente para o organismo, quando consumida em exagero pode trazer malefícios também. Então, chamo a atenção para que tenham cuidado. Evitem o modismo. Antes de consumir algum produto, pesquise fontes variadas. Observem quem está por trás das informações.

Basta lembrar que, o Brasil é um país com uma flora riquíssima.  Fora das metrópoles, o ambiente é muito propício ao desenvolvimento de vegetais com riquíssimas propriedades naturais. Sol em abundância, solo riquíssimo, e muita água e escassez contribuem para que os vegetais produzam propriedades naturais excelentes a saúde.

Explicação da neurociência para a flora nordestina


Como exemplo, o neurocientista Miguel Nicoleli esclareceu que a vida hostil na caatinga nordestina contribuiu para que alguns vegetais produzissem substâncias ativas ímpares no mundo. Um exemplo disto é o angico, cujo óleo natural é excelente para a saúde.
Mas, o que dizer do girassol, rico em vitamina A. E, e D,  cujo óleo natural é amplamente usado em hospitais para cicatrização de ferimentos. Ou então do poder da copaíba, andiroba, do óleo de abacate?

Diferente do noni, que tem um cheiro muito desagradável, não sendo nada ideal para o consumo, frutas com a manga, a graviola, a pinha, o cajá, o caju, além de ótimos alimentos, ainda são alimentos funcionais.

Com isto, não quero dizer que o noni não seja bom. Pelo contrário, pesquisas afirmam muito bom. Entre elas está uma que foi feito na França onde mais de 15 mil pessoas foram submetidas ao consumo do fruto e no final, 78% tiveram resultados satisfatórios.

Mas, é bom salientar que o noni não é um fruto ideal para consumo regular. Mas, sim, com cautela e com fins bem objetivos. O lado positivo do noni é que ele produz o alcaloide xeronina, que também existe em todas as células de seres vivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário