quarta-feira, 8 de maio de 2013

Poder público sepulta lagoas, matando a beleza de uma cidade

Adicionar legenda
Não se enganem, Natal talvez tenha sido a cidade no Brasil que mais sepultou lagoas. Para conferir o que estou dizendo, basta conferir os nomes dos bairros da cidade. Lagoa Nova, Lagoa Seca, Lagoa Azul, entre outras.
O mais intrigante nisto tudo é que de uns anos para cá, este processo acelerou, com os projetos de saneamento de bairros da zona norte de Natal. Criaram um projeto economicamente viável, mas uma trajédia para o meio ambiente. Ou seja, as lagoas de capacitação. Nelas, se colhe toda a água e esgoto dos bairros e jogam para lagoa mais próximo. Assim, mataram as lagoas de José Sarney, Panatis (fogo), Santa Catarina, Parque dos Coqueiros. Os rios também não vem ficando para trás. Golandim e Pitibu, são exemplos, além do Baldo e Quintas. Agora, parece ser a vez do Rio Doce, na Redinha. As suas margens foram construídos barracos, e até a CAERN já vem dando sua parcela de contribuíção.
UTOPIA OU RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL - Como sonhador, este blogueiro sugere que ao invés de jogar "merda e lixo" nestas lagoas, se deveria era fazer uma limpeza, construir calçadão ao seu redor, com banquinhos, lojinhas, iluminação, parque de recreação e academias de ginástica ao ar livre, passceio ciclistico, etc. Assim, a população teria um belo lugar, um ambiente de ar puro, de muita beleza. Mas, pelo visto, se prefere jogar o lixo para debaixo do sofar, fazer um desserviço, jogar fora o dinheiro público, tornar os bairros mais feios e podres. Ao invés da beleza, investem na feio, no caótico, cheio de mosquitos, baratas e pernilongos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário